Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2020

Translate

KODAMA

Kodama (霊 こま) quer dizer "Espirito da Árvore". Trata-se das almas das árvores que vagam pela floresta cuidando dos seus bosques. São raramente vistos, mas são muito ouvidos. Sua voz são como ecos vindos de longe que demoram a se repetir. Sua aparência é pequena e humanoide. São reverenciados no Japão como deuses das árvores e protetores das florestas. Eles abençoam as terras ao redor das florestas as tornando férteis. Os Kodamas estão ligados a sua árvore. Se cortadas eles morrem e a pessoa que cortou é amaldiçoada. Sua representação mais popular talvez seja no filme do estúdio Ghibli: "princesa mononoke".

GYŪKAN

  Gyūkan (牛癇) trata-se de um minúsculo yokai em forma de vaca com língua comprida, cascos afiados e parte inferior vermelha. Infecta principalmente pulmões. Tem como algo preferido crianças e seu modus-operanti é causar desmaios e engasgos quando as vitimas estão comendo. Quanto mais envelhece mais longo tornam-se os seus chifres o que dificulta o tratamento. A cura esta em técnicas de acupuntura passada através de gerações por tradições orais.

HINOSHU

 Hinoshu (脾聚ゅ) é um yokai microscópico em formato de uma pedra com uma boca enorme e sorridente de dentes vermelhos. Ele se espalha em locais com multidões, pulando de um para o outro. Ele ataca tudo o que acha dentro do corpo fazendo ela se sentir como se tivesse caído em uma grande pedra. Ver rochas faz com que a infecção se agrave e torne mais difícil de trata-la. O tratamento é feito pela acupuntura com uma técnica aprendida oralmente.

HISHAKU

 Hishaku (脾積ゃ) são seres microscópicos que vivem no umbigo e infectam o baço. tem um corpo peludo e cara de lobo com uma grande língua vermelha. Não tem pernas e possuem um pentágono vermelho em seu lado que era uma representação comum ao umbigo. As vitimas preferidas desse yokai são mulheres e deixam elas em um estado semelhante a uma doença. Entre os sintomas estão a vontade de comer doces, vontade de cantarolar, dificuldades em sair da cama e sangramentos menstruais intensos. A cura para uma infecção por Hishaku é acupuntura, porem a técnica é secreta e passadas pela tradição oral de família para família. 

GUMYŌCHŌ

O Gumyōchō (共命鳥ょちょ) que quer dizer "pássaros com as vidas interligadas" trata-se de uma ave semelhante a um faisão porém com duas cabeças. Uma delas chamada Karuda e a outra Upakaruda. Vive no paraíso budista onde canta junto a outras aves uma canção sagrada que quem ouvir alcança iluminação. Diz-se que a muito tempo essas aves viviam em atrito. Isso porque mesmo dividindo o mesmo corpo, ambos tinham diferentes personalidades. Quando uma queria dormir a outra se agitava. Quando uma queria caçar a outra queria descansar.  Certo dia Karuda comia frutas e flores até se empanturrar enquanto Upakaruda dormia. Quando Upakaruda acordou, mesmo querendo comer também aquela deliciosa refeição, já estava cheio por compartilharem o mesmo estomago. Karuda dormia quando Upakaruda bolou um plano de vingança. Ele comeu frutas venenosas para que sua outra cabeça adoecesse. Quando acordou Karuda se contorceu e sofreu até a morte, porém como dividiam o mesmo corpo Upakaruda também sofreu até mo

ZASHIKI WARASHI

 Zashiki-Warashi (ざ 敷き) que quer dizer "criança de zashiki" (cômodo coberto de tatame que serve de sala de estar) é um espirito doméstico com aparência de criança entre cinco e seis anos de idade com rosto corado. Os meninos vestem fantasias de guerreiros e meninas quimonos estampados. Acredita-se que apenas crianças e donas de casa sejam capazes de vê-los. Apesar de assustarem (sem ter essa intenção), são conhecidos por trazerem fortuna aos locais que assombram. Porém a casa que os afasta ou tenta ataca-los trás para sí tragédias e pobreza. Gostam de crianças e as ensinam rimas e musicas para elas. Também fazem companhia para idosos ou inférteis que tratam como se fossem seus pais.  O espirito amigável desse yokai e seu hábito de abençoar onde reside faz com que muitos Japoneses ofereçam comidas em altares, deixem moedas e principalmente, deixem sempre seus Zashikis bem arrumados.