O Gumyōchō (共命鳥ょちょ) que quer dizer "pássaros com as vidas interligadas" trata-se de uma ave semelhante a um faisão porém com duas cabeças. Uma delas chamada Karuda e a outra Upakaruda.
Vive no paraíso budista onde canta junto a outras aves uma canção sagrada que quem ouvir alcança iluminação.
Diz-se que a muito tempo essas aves viviam em atrito. Isso porque mesmo dividindo o mesmo corpo, ambos tinham diferentes personalidades. Quando uma queria dormir a outra se agitava. Quando uma queria caçar a outra queria descansar.
Certo dia Karuda comia frutas e flores até se empanturrar enquanto Upakaruda dormia. Quando Upakaruda acordou, mesmo querendo comer também aquela deliciosa refeição, já estava cheio por compartilharem o mesmo estomago.
Karuda dormia quando Upakaruda bolou um plano de vingança. Ele comeu frutas venenosas para que sua outra cabeça adoecesse. Quando acordou Karuda se contorceu e sofreu até a morte, porém como dividiam o mesmo corpo Upakaruda também sofreu até morrer.
Upakaruda percebeu o quão tolo ele foi. Ele não reconheceu como sua vida dependia do seu irmão. assim eles acordaram no Nirvana.
Essa história representa um dos preceitos fundamentais do budismo. O príncipio da interconexão. Como todos os seres estão ligados e dependem uns dos outros.
Comentários
Postar um comentário