Tanuki (狸) quer dizer "cão guaxinim", hoje tanuki virou um termo para "guaxinim" no japão.
O tanuki é carnivoro, porem não tem hábito de comer carne humana, apenas pequenos animais selvagens como roedores, peixes e aves.
O Tanuki é conhecido por seus hábitos alcoólicos, sendo visto quase sempre abraçado a uma garrafa de saquê, seu comportamento lembra o do guaxinim: ele é tímido, porem travesso, possuí malícia e astucia que gosta de usar contra os humanos, apesar disso é conhecido por sua fofura, oque acaba fazendo dele um objeto de decoração muito comum no japão, parecidos com o anão de jardim no Brasil e demais países americanos.
Tanukis também são famosos pelo tamanho de seus testículos, que nas tradições são enormes, essa sua anormalidade acabou gerando até mesmo uma cantiga infantil: "Tan tan tanuki no Kintama wa / Kaze mo nai no ni / Bura Bura " ou seja: "as bolas do tan-tan-tanuki/ mesmo quando não há vento/ elas balançam, balançam."
Seus testículos enormes são usados para inúmeras coisas, desde usar para pegar pássaros no ar, até para planar como um paraquedas, isso é muito controverso já que o tamanho exato de seus testículos mudam de uma versão para outra.
Há relatos de ilhas que reverenciavam os Tanukis, porem o budismo aboliu essas práticas, e eles acabaram sendo reconhecidos como mensageiros dos deuses.
Esse yokai também é versado na arte da metamorfose, ele pode se transformar em monstros gigantes ou se passar por pessoa para comprar bebidas e jogar jogos de azar.
Apesar de se transformar em monstros, ele não é conhecido por causar mal físico nenhum em humanos, e sua principal transformação é a de pedra, costuma usar essa forma para se passar por ídolo e receber oferendas.
Apesar de sua semelhança com o Mujina, ele é bem mais famoso que ele, sendo mais fácil ver um Mujina ser confundido com um Tanuki do que o oposto, mesmo assim, o Tanuki ainda é chamado de Mujina em algumas partes do japão.
Comentários
Postar um comentário