Pular para o conteúdo principal

Translate

KIYO-HIME


Kiyo-Hime é um dos yokais mais populares no japão.
Conta-se que no reinado do imperador Daigo, o jovem sacerdote Anchin estava viajando da região de Mutsu para Kumano em sua peregrinação. Viagem essa que fazia uma vez por ano. Ele toda vez que viajava se hospedava em uma mesma mansão.
Acontece que a filha do dono da mansão, quando avistou o sacerdote, acabou se apaixonando por ele. 
Anchin achou que tudo não passasse de uma brincadeira dela e disse que se ela fosse uma boa menina ele se casaria com ela.
Quando o sacerdote foi embora a garota, que se chamava Kiyo-Hime se pôs a esperar por ele. Quando ele voltou ela lembrou-lhe da promessa e pediu-lhe em casamento. Porém ele, envergonhado pela situação que causará, explicou que tudo se passava de um engano, que ele não se casaria com ela. 
Kiyo-Hime foi tomada pela dor, Anchin, vendo o estado dela, resolveu dizer que assim que terminasse sua peregrinação ele voltaria para busca-la. Mas ao invés disso ele evitou a mansão e foi direto para o templo. Quando Kiyo-Hime descobriu ela correu atrás do sacerdote que se viu obrigado a fugir dela, até que ela finalmente o alcançou. 
Ele mentiu dizendo que não a conhecia e que estava atrasado para reuniões importantes. Nesse momento tomada pela raiva, Hiyo-Hime avançou nele, mas o sacerdote orou a Kumano Gogen que mandou uma luz divina que paralisou Kiyo-Hime tempo o suficiente para que ele se salvasse.
Anchin então correu o mais rápido que pode. Atravessando um rio pagou para que o barqueiro não ajudasse atravessar Kiyo-Hime. Oque ele não sabia, é que cega pela luz divina, Kyio-hime havia caído da borda do penhasco, mas a raiva em seu coração na hora de sua morte era tanta. que ela se transformou em um terrível yokai serpente, que cuspia fogo pela boca. 
Ela atravessou o rio sem sequer se importar com o barqueiro. O sacerdote correu até um Dojo-Ji e se escondeu dentro de um enorme sino, porem Kiyo-Hime sentiu seu cheiro. Ela se enrolou no sino (como mostra a imagem) e sua fúria queimava tão intensamente dentro de si, que ela esquentou o objeto até assar o Sacerdote lá dentro, depois se jogou no rio, se afogando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOJOBO

Sojobo (正坊僧) quer dizer "sumo-sacerdote" e é o rei da raça yokai Tengu . Sua casa se encontra nas profundezas do monte Kurama, em um local chamado Sōjōgatani, quer quer dizer "o vale do sumo sacerdote".Ele possuí a força de mil Tengus . O templo de Kurama é conhecido por sua conexão com o Sojobo, do qual eles o adoram. Existe uma lenda que diz que ele treinou um jovem samurai chamado Ushiwakamaru que com seus conhecimentos de artes maciais e feitiçaria o ajudou. Para acha-lo, Ushiwakamaru treinou por anos com ele em um trabalho árduo. Para encontrar o Sojobo, ele teve que se aventurar no monte e passar pelos Tengus que são imprevisíveis. Porém por sua coragem que Sojobo concordou em treina-lo. Ushiwakamaru se tornou Minamoto Yoshitsune, um dos mais famosos guerreiros japoneses. Viveu entre 1159 até 1189 e seu conto se encontra na epopeia "conto do Heike".

ZASHIKI WARASHI

 Zashiki-Warashi (ざ 敷き) que quer dizer "criança de zashiki" (cômodo coberto de tatame que serve de sala de estar) é um espirito doméstico com aparência de criança entre cinco e seis anos de idade com rosto corado. Os meninos vestem fantasias de guerreiros e meninas quimonos estampados. Acredita-se que apenas crianças e donas de casa sejam capazes de vê-los. Apesar de assustarem (sem ter essa intenção), são conhecidos por trazerem fortuna aos locais que assombram. Porém a casa que os afasta ou tenta ataca-los trás para sí tragédias e pobreza. Gostam de crianças e as ensinam rimas e musicas para elas. Também fazem companhia para idosos ou inférteis que tratam como se fossem seus pais.  O espirito amigável desse yokai e seu hábito de abençoar onde reside faz com que muitos Japoneses ofereçam comidas em altares, deixem moedas e principalmente, deixem sempre seus Zashikis bem arrumados.

SAZAE-ONI

Sazai-onis (螺鬼栄) quer dizer " caracol-turbante -demônio" e tratam-se de caramujos-humanoides que adquirem a forma de belas mulheres acima de sua concha e fingem se afogar para atrair marinheiros que elas agarram e afogam no mar.  Faz parte dos yokais que levam no título ONI, que nada mais é do que aqui se conhece por "demônio", ou seja, ela pertence a classe de yokais demoníacos que matam não por fome ou por alguma maldição que lhe foi imposta, mas por prazer. Em algumas lendas elas conseguem mudar para a forma humana, andando em terra, se hospedando em pousadas e comendo os proprietários durante a noite, mas ainda assim são mais conhecidas pelos afogamentos. Reza a lenda que Sazai-onis são caracóis-turbantes que atingem 30 anos de idade (O fato de um animal comum se tornar um yokai após atingir uma certa idade não é exclusividade deste yokai, o bakeneko e nekomata são exemplos disto). Também podem surgir de jovens mulheres lançadas ao mar, cujo é dito se t