Pular para o conteúdo principal

Translate

TENGU

Tengus (天狗) quer dizer "cão-celestial" e  possuí influência tanto do budismo como do xintoísmo. Como a maioria dos yokais, Tengu habita florestas e montanhas e são conhecidos por seu longo nariz, pele avermelhada e asas de pássaro.
É lhe atribuído os dons de mudar de forma, teletransporte e a de entrar dentro dos sonhos, além disso é um guerreiro habilidoso, porem é mais retratado como um grande brincalhão e um dos principais causadores de bagunça com sacerdotes budistas a quem o pecado do orgulho atingiu, além dos samurais arrogantes também, cujo a esses atribuído sua origem, poís ao morrerem se tornam Tengus, aqueles que contrariam as leis do Dharma.
Sua lenda surgiu por volta do século VI . Sua lenda era fortemente disseminada nos arredores do monte Kurama, onde acredita-se que viva o rei dos Tengus: Sojobo.
Suas lendas são contraditórias, eles já foram considerados responsáveis pelo desaparecimento de crianças, porem no período Edo, era a eles que se orava para se achar as crianças que se perdiam, sendo impossível dar uma conotação a eles como seres bons ou maus.
No japão é comum se achar mascaras chamadas de Yamabushi Tengu, que são frequentemente usadas em peças teatrais ou simbolicamente por lutadores de artes marciais asiáticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOJOBO

Sojobo (正坊僧) quer dizer "sumo-sacerdote" e é o rei da raça yokai Tengu . Sua casa se encontra nas profundezas do monte Kurama, em um local chamado Sōjōgatani, quer quer dizer "o vale do sumo sacerdote".Ele possuí a força de mil Tengus . O templo de Kurama é conhecido por sua conexão com o Sojobo, do qual eles o adoram. Existe uma lenda que diz que ele treinou um jovem samurai chamado Ushiwakamaru que com seus conhecimentos de artes maciais e feitiçaria o ajudou. Para acha-lo, Ushiwakamaru treinou por anos com ele em um trabalho árduo. Para encontrar o Sojobo, ele teve que se aventurar no monte e passar pelos Tengus que são imprevisíveis. Porém por sua coragem que Sojobo concordou em treina-lo. Ushiwakamaru se tornou Minamoto Yoshitsune, um dos mais famosos guerreiros japoneses. Viveu entre 1159 até 1189 e seu conto se encontra na epopeia "conto do Heike".

ZASHIKI WARASHI

 Zashiki-Warashi (ざ 敷き) que quer dizer "criança de zashiki" (cômodo coberto de tatame que serve de sala de estar) é um espirito doméstico com aparência de criança entre cinco e seis anos de idade com rosto corado. Os meninos vestem fantasias de guerreiros e meninas quimonos estampados. Acredita-se que apenas crianças e donas de casa sejam capazes de vê-los. Apesar de assustarem (sem ter essa intenção), são conhecidos por trazerem fortuna aos locais que assombram. Porém a casa que os afasta ou tenta ataca-los trás para sí tragédias e pobreza. Gostam de crianças e as ensinam rimas e musicas para elas. Também fazem companhia para idosos ou inférteis que tratam como se fossem seus pais.  O espirito amigável desse yokai e seu hábito de abençoar onde reside faz com que muitos Japoneses ofereçam comidas em altares, deixem moedas e principalmente, deixem sempre seus Zashikis bem arrumados.

SAZAE-ONI

Sazai-onis (螺鬼栄) quer dizer " caracol-turbante -demônio" e tratam-se de caramujos-humanoides que adquirem a forma de belas mulheres acima de sua concha e fingem se afogar para atrair marinheiros que elas agarram e afogam no mar.  Faz parte dos yokais que levam no título ONI, que nada mais é do que aqui se conhece por "demônio", ou seja, ela pertence a classe de yokais demoníacos que matam não por fome ou por alguma maldição que lhe foi imposta, mas por prazer. Em algumas lendas elas conseguem mudar para a forma humana, andando em terra, se hospedando em pousadas e comendo os proprietários durante a noite, mas ainda assim são mais conhecidas pelos afogamentos. Reza a lenda que Sazai-onis são caracóis-turbantes que atingem 30 anos de idade (O fato de um animal comum se tornar um yokai após atingir uma certa idade não é exclusividade deste yokai, o bakeneko e nekomata são exemplos disto). Também podem surgir de jovens mulheres lançadas ao mar, cujo é dito se t