Pular para o conteúdo principal

Translate

KAPPA


O Kappa ( 河童 ) , Kawako ( 川子 ) ou Gataro ( 川太郎 ) é o nome de uma espécie de criatura aquática que pode ser tanto benéfico, quanto malévolo.
Os kappas são anfíbios, podendo caminhar por terra nas duas patas.
Costumam arrancar as entranhas de suas vitimas pelo ânus para comer ou simplesmente bebem seu sangue.
Todavia os kappas não tem apenas hábitos carnívoros. São conhecidos por amar comerem pepino. Este inclusive pode ser oferecido a um kappa que o ataque em troca de sua vida.
Tem o tamanho de uma criança de dez anos. É hermafrodita e sua pele é escamosa. Tem a face semelhante a de um macaco, costas semelhantes a de uma tartaruga e mãos com membranas que o ajudam a nadar. 
Mas seu traço mais marcante é o buraco que possuí no topo da cabeça. Nela ele leva um pouco da aguá que ele precisa para exercer seus dons sobrenaturais.
São ditos serem inteligentes e honrados, matando apenas para se alimentar. 
Os kappas são capazes de reestruturar seus membros perdidos, desde que o mesmo ainda exista, nesse caso ele o acopla de volta ao corpo e em questão de alguns dias eles estão saudáveis de novo.
Um modo de se livrar de um Kappa é fazer-lhe uma reverência. Os kappas, como já dito, são seres honrados e se veem na obrigação de retribuir a cortesia. Contudo na hora de se abaixar para fazer sua reverência a aguá de seu crânio irá cair o deixando fraco.
Existe também um ritual para garantir que os mesmos nunca possam prejudica-los, basta talhar seu nome e idade em um pepino e joga-lo na água para um kappa faminto.
Gostam de desafiar viajantes que passam por perto de fontes. Certa vez, conta-se que um deles desafiou um samurai há um cabo de guerra, porém o samurai, sem que o kappa visse, amarrou sua corda a um cavalo e quando o kappa foi puxado caiu derramando o liquido de sua cabeça.
No japão, graças ao habito de comer pepinos um sushi que é recheado de pepino foi batizado como Kappa-Maki.
Nota-se uma certa semelhança com outro yokai chamado: Garappa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOJOBO

Sojobo (正坊僧) quer dizer "sumo-sacerdote" e é o rei da raça yokai Tengu . Sua casa se encontra nas profundezas do monte Kurama, em um local chamado Sōjōgatani, quer quer dizer "o vale do sumo sacerdote".Ele possuí a força de mil Tengus . O templo de Kurama é conhecido por sua conexão com o Sojobo, do qual eles o adoram. Existe uma lenda que diz que ele treinou um jovem samurai chamado Ushiwakamaru que com seus conhecimentos de artes maciais e feitiçaria o ajudou. Para acha-lo, Ushiwakamaru treinou por anos com ele em um trabalho árduo. Para encontrar o Sojobo, ele teve que se aventurar no monte e passar pelos Tengus que são imprevisíveis. Porém por sua coragem que Sojobo concordou em treina-lo. Ushiwakamaru se tornou Minamoto Yoshitsune, um dos mais famosos guerreiros japoneses. Viveu entre 1159 até 1189 e seu conto se encontra na epopeia "conto do Heike".

ZASHIKI WARASHI

 Zashiki-Warashi (ざ 敷き) que quer dizer "criança de zashiki" (cômodo coberto de tatame que serve de sala de estar) é um espirito doméstico com aparência de criança entre cinco e seis anos de idade com rosto corado. Os meninos vestem fantasias de guerreiros e meninas quimonos estampados. Acredita-se que apenas crianças e donas de casa sejam capazes de vê-los. Apesar de assustarem (sem ter essa intenção), são conhecidos por trazerem fortuna aos locais que assombram. Porém a casa que os afasta ou tenta ataca-los trás para sí tragédias e pobreza. Gostam de crianças e as ensinam rimas e musicas para elas. Também fazem companhia para idosos ou inférteis que tratam como se fossem seus pais.  O espirito amigável desse yokai e seu hábito de abençoar onde reside faz com que muitos Japoneses ofereçam comidas em altares, deixem moedas e principalmente, deixem sempre seus Zashikis bem arrumados.

SAZAE-ONI

Sazai-onis (螺鬼栄) quer dizer " caracol-turbante -demônio" e tratam-se de caramujos-humanoides que adquirem a forma de belas mulheres acima de sua concha e fingem se afogar para atrair marinheiros que elas agarram e afogam no mar.  Faz parte dos yokais que levam no título ONI, que nada mais é do que aqui se conhece por "demônio", ou seja, ela pertence a classe de yokais demoníacos que matam não por fome ou por alguma maldição que lhe foi imposta, mas por prazer. Em algumas lendas elas conseguem mudar para a forma humana, andando em terra, se hospedando em pousadas e comendo os proprietários durante a noite, mas ainda assim são mais conhecidas pelos afogamentos. Reza a lenda que Sazai-onis são caracóis-turbantes que atingem 30 anos de idade (O fato de um animal comum se tornar um yokai após atingir uma certa idade não é exclusividade deste yokai, o bakeneko e nekomata são exemplos disto). Também podem surgir de jovens mulheres lançadas ao mar, cujo é dito se t