A Rokurokubi (首轆轤) que quer dizer "pescoço de polia" são yokais mulheres de aparência comum durante o dia. Porem a noite, quando dormem, seu pescoço estica desproporcionalmente. São conhecidas por vagarem livremente, mas podem ser encontradas em bordéis. Costumam atacar pequenos animais, os perseguindo com seu comprido pescoço, mas sua principal alimentação é o óleo das lampadas que suga com sua grande língua.
Esses yokais, não nascem assim. Elas nasceram humanas e foram amaldiçoadas por terem cometido algum crime, geralmente contra a natureza ou os próprios deuses. Também existem relatos de outras que caíram nessa maldição por serem enfieis a seus maridos.
Há contos ainda que relatam sobre homens que cometeram algum crime e para que a maldição não caísse sobre eles, eles as passam em suas filhas. Todavia não há relatos de homens Rokurokubis, apenas mulheres.
Certa vez, conta-se que um senhor notou que o óleo de sua lâmpada estava sumindo em um ritmo muito mais rápido que o normal. O homem então pensou "não pode ser ninguém além de uma de minhas servas". Ele resolveu vigia-las durante a noite. Logo ele percebeu que o quarto, quando a jovem adormeceu, foi preenchido de uma misteriosa névoa. O pescoço da jovem de repente se esticou muito além dos ombros. Quando amanheceu o senhor a demitiu e espalhou a notícia para que mais ninguém a contrata-se.
Comentários
Postar um comentário