Pular para o conteúdo principal

Translate

TESSO


Tesso (鼠鉄) que quer dizer "rato-de-ferro", inicialmente era um monge antigo que se chamava Raigo. Raigo era um Abade (Título dado ao superior de uma ordem religiosa) que regia um monastério na província de Shiga.
O imperador, que não possuía herdeiros, preocupava-se com quem ocuparia seu trono depois que morre-se, Raigo então disse-lhe que ora-se a Buda e aos deuses por auxílio, ele o fez e pouco depois nasceu o príncipe Taruhito.
Grato, o imperador prometeu que daria-lhe qualquer coisa que pedisse. Raigo pediu por um novo Templo ao qual ele treinaria novos sacerdotes.
Tudo ia bem, mas Raigo tinha um inimigo poderoso, Enryaku-Ji, que tinha muito poder político e um grande exército de monges guerreiros. Enryaku usou de sua influência política para convencer o imperador a não dar-lhe o templo.
Após sentir uma grande pressão política que poderia acarretar em problemas, o imperador renegou sua promessa a Raigo.
Raigo ficou muito deprimido, tentando convencer o imperador a voltar atrás, começando uma greve de fome, mas o imperador não voltou atrás, até que Raigo ficasse tanto tempo sem comer que morreu de fome.
Todavia, o espirito de Raio morreu tão amargurado e com tanta raiva, que seu espirito foi até o principe Taruhito e o fez ficar muito doente e morrer.
Não satisfeito por ter retirado o único herdeiro do trono, o espirito de Raigo se transformou em um temível rato gigante, cujo o corpo era duro como pedra e suas garras fortes como o ferro.
Tesso, como começou a ser chamado. então convocou um exército de ratos que se espalhou pela cidade, Tesso atacou o exercito de monges de Enryatu e invadiram o mosteiro dele roendo portas, janelas e tudo mais que tentava impedi-los de passar.
Eles destruiram os sutras sagrados (Na literatura asiática, tratado em que estão reunidas, sob a forma de breves aforismos, as regras do rito, da moral e da vida cotidiana.), estatuas preciosas de Buda, livros e tudo mais oque encontravam.
Nada era capaz de para-lo, até que decidiram construir e dedicar um santuário em Mii-Dera ao espirito de Raigo, funcionou, Tesso se foi, e esse santuário existe até hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOJOBO

Sojobo (正坊僧) quer dizer "sumo-sacerdote" e é o rei da raça yokai Tengu . Sua casa se encontra nas profundezas do monte Kurama, em um local chamado Sōjōgatani, quer quer dizer "o vale do sumo sacerdote".Ele possuí a força de mil Tengus . O templo de Kurama é conhecido por sua conexão com o Sojobo, do qual eles o adoram. Existe uma lenda que diz que ele treinou um jovem samurai chamado Ushiwakamaru que com seus conhecimentos de artes maciais e feitiçaria o ajudou. Para acha-lo, Ushiwakamaru treinou por anos com ele em um trabalho árduo. Para encontrar o Sojobo, ele teve que se aventurar no monte e passar pelos Tengus que são imprevisíveis. Porém por sua coragem que Sojobo concordou em treina-lo. Ushiwakamaru se tornou Minamoto Yoshitsune, um dos mais famosos guerreiros japoneses. Viveu entre 1159 até 1189 e seu conto se encontra na epopeia "conto do Heike".

TANUKI

Tanuki (狸) quer dizer "cão guaxinim", hoje tanuki virou um termo para "guaxinim" no japão.  O tanuki é carnivoro, porem não tem hábito de comer carne humana, apenas pequenos animais selvagens como roedores, peixes e aves. O Tanuki é conhecido por seus hábitos alcoólicos, sendo visto quase sempre abraçado a uma garrafa de saquê , seu comportamento lembra o do guaxinim: ele é tímido, porem travesso, possuí malícia e astucia que gosta de usar contra os humanos, apesar disso é conhecido por sua fofura, oque acaba fazendo dele um objeto de decoração muito comum no japão, parecidos com o anão de jardim no Brasil e demais países americanos. Tanukis também são famosos pelo tamanho de seus testículos, que nas tradições são enormes, essa sua anormalidade acabou gerando até mesmo uma cantiga infantil: "Tan tan tanuki no Kintama wa / Kaze mo nai no ni / Bura Bura " ou seja: "as bolas do tan-tan-tanuki/ mesmo quando não há vento/ elas balançam, balançam....

GUMYŌCHŌ

O Gumyōchō (共命鳥ょちょ) que quer dizer "pássaros com as vidas interligadas" trata-se de uma ave semelhante a um faisão porém com duas cabeças. Uma delas chamada Karuda e a outra Upakaruda. Vive no paraíso budista onde canta junto a outras aves uma canção sagrada que quem ouvir alcança iluminação. Diz-se que a muito tempo essas aves viviam em atrito. Isso porque mesmo dividindo o mesmo corpo, ambos tinham diferentes personalidades. Quando uma queria dormir a outra se agitava. Quando uma queria caçar a outra queria descansar.  Certo dia Karuda comia frutas e flores até se empanturrar enquanto Upakaruda dormia. Quando Upakaruda acordou, mesmo querendo comer também aquela deliciosa refeição, já estava cheio por compartilharem o mesmo estomago. Karuda dormia quando Upakaruda bolou um plano de vingança. Ele comeu frutas venenosas para que sua outra cabeça adoecesse. Quando acordou Karuda se contorceu e sofreu até a morte, porém como dividiam o mesmo corpo Upakaruda também sofreu até mo...