Tesso (鼠鉄) que quer dizer "rato-de-ferro", inicialmente era um monge antigo que se chamava Raigo. Raigo era um Abade (Título dado ao superior de uma ordem religiosa) que regia um monastério na província de Shiga.
O imperador, que não possuía herdeiros, preocupava-se com quem ocuparia seu trono depois que morre-se, Raigo então disse-lhe que ora-se a Buda e aos deuses por auxílio, ele o fez e pouco depois nasceu o príncipe Taruhito.
Grato, o imperador prometeu que daria-lhe qualquer coisa que pedisse. Raigo pediu por um novo Templo ao qual ele treinaria novos sacerdotes.
Tudo ia bem, mas Raigo tinha um inimigo poderoso, Enryaku-Ji, que tinha muito poder político e um grande exército de monges guerreiros. Enryaku usou de sua influência política para convencer o imperador a não dar-lhe o templo.
Após sentir uma grande pressão política que poderia acarretar em problemas, o imperador renegou sua promessa a Raigo.
Raigo ficou muito deprimido, tentando convencer o imperador a voltar atrás, começando uma greve de fome, mas o imperador não voltou atrás, até que Raigo ficasse tanto tempo sem comer que morreu de fome.
Todavia, o espirito de Raio morreu tão amargurado e com tanta raiva, que seu espirito foi até o principe Taruhito e o fez ficar muito doente e morrer.
Não satisfeito por ter retirado o único herdeiro do trono, o espirito de Raigo se transformou em um temível rato gigante, cujo o corpo era duro como pedra e suas garras fortes como o ferro.
Tesso, como começou a ser chamado. então convocou um exército de ratos que se espalhou pela cidade, Tesso atacou o exercito de monges de Enryatu e invadiram o mosteiro dele roendo portas, janelas e tudo mais que tentava impedi-los de passar.
Eles destruiram os sutras sagrados (Na literatura asiática, tratado em que estão reunidas, sob a forma de breves aforismos, as regras do rito, da moral e da vida cotidiana.), estatuas preciosas de Buda, livros e tudo mais oque encontravam.
Nada era capaz de para-lo, até que decidiram construir e dedicar um santuário em Mii-Dera ao espirito de Raigo, funcionou, Tesso se foi, e esse santuário existe até hoje.
Comentários
Postar um comentário